Por que a criança não quer usar os óculos? Listamos 8 possibilidades para ajudar você a mudar isso já

23/04/2019 0 Por Maria Amélia M. Franco
Por que a criança não quer usar os óculos? Listamos 8 possibilidades para ajudar você a mudar isso já

Já há algum tempo leio, converso e observo aqui em casa que manter os óculos nas crianças não é sempre simples… há fases complicadas, surgem dúvidas quando é a primeira vez, depois novamente quando muda o grau…

Hoje eu recebi um contato de uma leitora trazendo bem isso à tona: por que seu filho não queria usar os óculos? O que ela poderia fazer?

Pensei, o que eu poderia fazer por ela e por outros pais! Resgatando minha experiência, as entrevistas que fiz, uma conversa aqui outra ali, resolvi escrever e registrar aqui no blog minha resposta.

Porque não é algo simples e direto de determinar. Existem N possibilidades. Eu consegui listar por ora apenas oito.

Oito motivos que podem estar por trás da resistência da criança em usar seus óculos

1

Depois de prontas as lentes dos óculos foram verificadas pelo oftalmologista? Ele ou sua equipe deve sempre conferir as lentes após confecção pela óptica. Às vezes a própria óptica, se foi a indicada pelo seu médico, leva ao consultório e faz essa checagem para você!

2

Algumas pessoas precisam de um tempo para se acostumar com os óculos novos, em razão da mudança que ele causa na forma de ver. Pode ser um dos motivos de a criança tentar tirar com frequência ou reclamar de dor de cabeça no começo. Daí a recomendação é aumentar o tempo de uso gradativamente na primeira semana, colocando os óculos enquanto a criança está entretida em uma atividade. Faça isso até que se adapte e nem lembre que os está usando.

3

Se a criança quer tirar os óculos apenas em alguns momentos do dia, observe: o que ela está fazendo e como está posicionada quando ela tira? Note se ela está correndo, pulando e transpirando mais. Ou se ela está torta, de ponta-cabeça ou de algum jeito que a armação não fique ajustada. Simplesmente o incômodo da armação caindo no rosto atrapalha uma brincadeira e já a faz querer tirar. Pode estar relacionado a tudo isso…

4

Quando as lentes ficam sujas e embaçadas ou a armação não está bem encaixada no rosto, a criança pode enxergar pior do que quando está sem óculos. Elas precisam de seus óculos sendo limpos com frequência!

5

A criança demonstra por quê não quer usar os óculos? Às vezes ela não vê os pais ou outras crianças usarem e sente-se diferente. Daí, talvez algo lúdico ajude. Lembro de uma mamãe que fez um mural com personagens infantis que usam óculos, e com fotos de outras crianças felizes usando. Ela também lançou mão da literatura infantil a respeito para criar se identificar com esses personagens e outras crianças.

6

Tirar os óculos pode ser uma forma de chamar a sua atenção, pois ele sabe que você está atento a isso? Observe se ela tira sem você ver e “fica na dela”, ou se ele tira e logo vai falar com você para que a note.

7

Além de todas essas possibilidades, é preciso pensar que há fases em que as crianças se comportam de forma opositiva, contrariando e resistindo a seguir as orientações dos pais… Pense, essa atitude rebelde é só com os óculos mesmo?

8

Ainda assim, você entende que não é nada disso? Procure novamente o oftalmologista. Pode ser preciso reavaliar a prescrição! Lembrando que para ser correta a “medida do grau”, o protocolo é que a criança use um colírio específico para esse fim. Geralmente é chato pingar esse colírio e nem sempre a criança colabora… Mas se ela não usou, pode ser isso.

Tem mais dicas no nosso eBook Óculos Infantis – 10 passos e 15 aspectos sobre encaixe, funcionalidade e design que poucas pessoas sabem e fazem toda a diferença na hora da escolha. É uma leitura completa, leve e ilustrada.

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !

 | Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!