35 ideias para estimular a coordenação visomotora de 0 a 5 anos [veja o Guia]

16/05/2018 0 Por Maria Amélia M. Franco
35 ideias para estimular a coordenação visomotora de 0 a 5 anos [veja o Guia]

Para falar hoje sobre coordenação visomotora, quero propor antes uma reflexão: você é do tipo que deixa seu filho explorar, tentar fazer sozinho? Ou entrega tudo à mão, basta a criança mostrar interesse ou apontar?

Ele brinca de tudo um pouco, ou só com as coisas de sua preferência? Ao presenteá-lo, você prioriza brinquedos que encorajam o movimento ou o restringe?

É importante refletir, porque você vai notar que as dicas que apresentarei são práticas do dia a dia e têm a ver com a forma como a criança experimenta o mundo ao seu redor e como ela brinca.

Exercitar a sua coordenação visomotora, não apenas ajuda a prepará-la para a escrita, o rastreamento e a leitura na vida escolar. Promove ainda o controle emocional, as conexões neurais cerebrais para organização e resolução de problemas.

Você que acompanhou a publicação “Por que estimular a coordenação visomotora é importante para a aprendizagem?”, já sabe que a criança que não desenvolve bem a habilidade óculo-manual desde cedo pode apresentar diversas dificuldades no futuro. E essas dificuldades têm sido notadas com mais frequência nesta era digital, em que os aplicativos parecem educar, entreter e solucionar tudo com um simples toque na tela, prático e intuitivo.

Estímulos e brincadeiras para desenvolver a coordenação visomotora desde bebê

No guia abaixo, você vai ver que ajudar a criança a ter mais independência também favorece muito a integração visomotora. E não tem nada mirabolante ou difícil nestas dicas.

Começa por você dar chance da criança tentar, sem fazer tudo por ela, a não ser que realmente precise de ajuda. Além do mais, dá para explorar bem os brinquedos que quase toda criança ganha e compra, indicados para suas idades.

Enfim, são ideias, há muito mais possibilidades, lembrando que é importante brincar estimulando a criança de forma global.

Ah… se você está pensando: “como vou ter tempo de esperar meu filho conseguir se vestir”… “ele não para quieto, até parece que vai se concentrar fazendo isso”… Eu entendo e vou contar o que um dia disseram para mim: “se você quer isso para a Ceci, primeiro aceite que demora mais e requer muitas vezes que você esteja junto; então acorde mais cedo, simplifique sua rotina, encontre meios”. E, conversando sempre, até os avós aprendem que eles podem e devem ajudar a estimular.

Guia de atividades de coordenação visomotora
Guia de atividades de coordenação visomotora
Guia de atividades de coordenação visomotora
Guia de atividades de coordenação visomotora
Guia de atividades de coordenação visomotora

Quer o guia completo?

Baixe aqui a versão integral, em alta resolução



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!