Os óculos doados guardam lindas histórias

04/04/2018 0 Por Maria Amélia M. Franco
Os óculos doados guardam lindas histórias

Quem acompanha nossa página no Facebook já sabe que doamos os primeiros óculos da minha filha na óptica e foi muito legal! Essa pequena atitude fez toda a diferença na vida de outra criança. 

Depois que escolhemos sua nova armação, conversei com ela que os óculos antigos seriam importantes na vida de outra criança. Uma menina que ficaria feliz em ter uma armação cor de rosa com o detalhe charmoso das sapatilhas de bailarina (tem algumas fotos da Ceci com eles aqui no blog!).

Afinal, que utilidade teria deixá-los na gaveta?

Sem entender muito bem o que aquilo representava, quando voltamos para buscar os óculos prontos ela se encorajou a doar a velha armação. Ela os colocou em uma caixa simples, com outros que aguardavam por novos donos.

Alguns meses passaram e tudo fez sentido assim que a Ceci ouviu a história da Anna Laura e viu em foto a alegria dela com os óculos doados.

Anna Laura tem 5 anos. Ela operou o glaucoma quando bebê, tem nistagmo (que é um movimento involuntário e irregular dos olhos) e alta miopia: -9 OD e -10,5 OE (9 graus no olho direito e 10,5 no esquerdo). Ela tem bastante sensibilidade à luz e sem as lentes não consegue ver nada além de vultos e objetos disformes ao longe.

“Fiquei feliz demais pela doação. Por causa do grau dela, só as lentes já são muito caras”, contou a mãe, Jaqueline. Para controlar a claridade, as lentes são Transitions, que custam ainda mais. E realmente na infância é difícil arcar com a troca dos óculos sempre que o rosto cresce e os erros refrativos aumentam.

Óculos que emocionam

Você já deve ter visto aqueles vídeos que mostram a reação de bebês ao colocarem os óculos pela primeira vez. Eles passam a enxergar o mundo diferente! Eu sempre me emociono. Por isso o trabalho social da óptica ISA Batel é tão importante. E é um modelo a ser seguido.

Como doar

Ao questionar se a Anna já havia doado alguma vez seus óculos antigos, Jaqueline disse que não, pois a Kiara (a cadelinha) os comeu! kkkk

Ela também não havia se dado conta dessa possibilidade. Então, cuide com os cachorrinhos comedores de óculos e descubra se sua óptica tem uma política de doação de armações ou indica alguma instituição com quem possa colaborar. Eu também vejo muitos desapegos em grupos nas redes sociais.

“Tenho fé que tudo vai ficar bem com a Anna. A visão é muito importante para todos e o que pudermos fazer para ajudar outras crianças será muito bom”, conclui.

Enfim, faça parte dessa rede de solidariedade e ajude outras crianças a ver melhor!

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !

 | Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!