Ir de tampão para a escola é ou não uma boa ideia?

24/07/2017 0 Por Maria Amélia M. Franco
Ir de tampão para a escola é ou não uma boa ideia?

Se a criança fica um período em casa, este deveria ser o horário de tampão. O principal motivo é que a escola é lugar de aprender. A criança precisa estar disposta e tudo deve ser feito para facilitar o processo de integração e de aprendizagem.

O uso do tampão ocular limita o campo de visão da criança e sua capacidade de ver em profundidade e de discernir distâncias. Além disso, oclui o “olho bom” ou com melhor visão, ela enxergará pior no período em que justamente se requer o máximo de habilidade visual para desenvolver as atividades escolares.

Claro que à noite é complicado, pois a criança geralmente está muito cansada. Por isso, nos casos em que ela fique em tempo integral na escola, é natural que use o oclusor lá.

Tampão ocular na escola

Se a criança precisa usar o tampão na escola, é importante conversar com o pedagogo responsável e com os professores. Explique como devem proceder e como o tratamento impacta na vida escolar.

Esse contato inicial é sempre bem-vindo, pois abre um canal entre você e os docentes. Isso vai tranquilizá-los para enfrentar quaisquer dificuldades e favorece a manutenção de um feedback constante com você.

Procure ainda conhecer o programa de atividades na escola, de forma que possa planejar com eles o melhor horário para usar o tampão. A ideia é evitar aqueles que possam afetar criticamente o desempenho do aluno.

Conte com uma ajuda profissional

Converse também com o profissional que realiza a estimulação visual com seu filho, ele poderá fazer as orientações necessárias para a escola ou até mesmo lhe orientar em como proceder.

Afinal, os professores e até mesmo você devem estar corretamente posicionados no momento de atividades e brincadeiras, de modo a favorecer um estímulo adequado especialmente nos casos de estrabismo. Ou devem proporcionar adaptações do material utilizado nos casos de baixa visão.

Muitas vezes o uso do tampão é apenas um item de um rol de considerações acerca da patologia. Dessa forma, o profissional que acompanha o tratamento da criança deve sempre avaliar o ambiente escolar e os recursos disponíveis para o seu aprendizado.

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !

 | Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!