É simples, mas você sabe mesmo pôr o tampão ocular?

06/12/2016 0 Por Maria Amélia Franco e Suellen Polati
É simples, mas você sabe mesmo pôr o tampão ocular?

Para muitos pais e responsáveis a adesão ao uso do tampão ocular infantil é uma batalha. Os motivos variam desde a dificuldade de escolha de modelos e marcas ideais, até a aceitação da criança ao tratamento.

Por isso, aqui no blog ainda falaremos muito sobre esse assunto, pois temos tantas dicas e orientações para compartilhar que não caberiam em um post só. Talvez nem mesmo em três…

Assim, na primeira parte desta trilogia sobre uso do oclusor, expliquei em detalhes as opções disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens. Perdeu a parte 1? Clique aqui e confira!

Hoje a proposta é ajudar você a colocar o tampão ocular. Parece simples? Simples é! Mas será eficaz?

Há crianças que mesmo sem notar conseguem “ver” com o olho ocluído. Essas espiadas prejudicam o tratamento e devem ser evitadas.

Além disso, sei que há crianças com peles mais delicadas e outras, mais sensíveis ao toque. Dessa forma, a seguir também vou revelar pequenos cuidados para diminuir o desconforto da criança na hora de colocar e de tirar o oclusor.

E tem mais! Depois, vem à parte 3. É assunto que não acaba mais (rsrsrs).

Na próxima postagem vou compartilhar alguns conselhos e dicas para você enfrentar as principais dificuldades, criar uma rotina de uso do oclusor e melhorar a adesão da criança à terapia. São exemplos práticos, baseados na minha experiência com as crianças e seus familiares.

Acompanhe!

Saiba como evitar aquela espiadinha, mesmo com o tampão ocular adesivo

Espiar através do tampão ocular não quer dizer que a criança está trapaceando. É que geralmente o olho que vê melhor é dominante e suscetível a qualquer estímulo, uma vez que o “olho ruim” ainda está menos desenvolvido. Ou seja, nem eles percebem.

Por isso, é preciso ficar atento!

Leve em conta esses 5 cuidados para a melhor aplicação do oclusor nos olhos da criança. Assim você garante que ela não vai espiar pelas frestas e ameniza o desconforto:

  • Na hora de colocar o adesivo, a criança deve fechar suavemente os olhos (é comum que os apertem forte). Tire o cabelo do rosto, pois se grudar junto vai incomodar.

  • Quando os cílios são muito grandes, tendem a incomodar também, especialmente nos modelos pequenos. A alternativa é usar tampão ocular de tamanho grande (ou adulto).

  • Se o oclusor estiver grande você pode provar, marcar com um lápis e recortar as sobras para ajustá-lo bem. Geralmente, basta fazer dois cortes na região do nariz para ficar melhor (veja na foto abaixo). Daí é só deixar o molde pronto e repetir nos demais.

  • Alguns modelos de tampões em tecido ou EVA, fixos na armação dos óculos, costumam deixar frestas. Por isso, cheque se ele cobre completamente o olho ocluído, mesmo que não perceba as aberturas. Para ver se a criança está espiando, você pode pedir que outra pessoa aproxime um objeto no lado do olho tampado e se ela notar, desconfie (mas a pessoa tem que chegar de mansinho…)

  • Mesmo com o tampão adesivo, crianças com baixa visão em um olho e boa acuidade no outro tendem a perceber a luz e até mesmo cores com o “olho bom” tampado. Se a criança quase não vê ou identifica quase nada, mas de repente passa a demonstrar que está enxergando como se fosse o “olho bom”, algo está estranho. Verifique! O maior perigo está nos modelos de tons pasteis (amarelo, rosa) e no nude, pois a parte onde fica o adesivo é bem transparente. Nesse caso, use um tampão sobre o outro.

como aplicar o tampão ocular

Tem como contornar as irritações da pele causadas pelo tampão ocular?

Tem sim, senhor!

  • Experimente diferentes marcas de oclusor, algumas têm adesivos mais “grudentos” e outras menos. Se ainda achar necessário, passe o adesivo sobre a sua pele limpa ou uma roupa limpa para tirar um pouco do grude antes de aplicar.

  • Questione um dermatologista infantil não apenas sobre o que fazer depois do problema, mas antes, para evitar a irritação. Mas alerte que cremes oleosos prejudicam a fixação do adesivo. Assim, formará uma película que diminui o contato da pele com o tampão.

  • Avalie se usar o tamanho grande do tampão adesivo melhora. Às vezes a irritação é mais intensa na região ao redor dos olhos e o modelo maior não grudaria ali.

  • Hidratar a pele onde o adesivo foi grudado após o uso (com cuidado para não ir creme aos olhos).

  • E se ainda não der certo, você pode optar pelo modelo de tampão ocular em tecido. Contudo, a criança precisa usar óculos e deve ser disciplinada para não mover ou tirar o tampão que sai com facilidade ou deixa frestas.

Hora de tirar o tampão ocular. Alegria ou choro?

Xiii, a hora de tirar o tampão ocular nem sempre é fácil… Se a pele for mais sensível e o adesivo for grudento mesmo, uma ideia é molhar antes, pois úmido se desprende melhor.

Você pode programar um banho para a hora de tirar o oclusor. A água e o vapor ajudam a amolecer o adesivo e as crianças geralmente adoram esse momento. Portanto, elas estarão mais distraídas e ficarão menos irritadas na hora de desgrudar.

Observe ainda se grudou cabelo. Daí, comece levantando as bordas próximas ao nariz e, enquanto segura a pele, puxe no sentido das sobrancelhas. Ou seja, sempre do nariz para fora.

Se a pele ainda ficar grudenta, amoleça e lave com água e shampoo infantil (tipo fórmula “chega de lágrimas”. Mesmo assim, evite os olhos.

Ah! É bom que o adulto tire. A criança precisa saber que é ele quem decide a hora em que pode tirar o oclusor (já estabelece a autoridade). Além disso, evita que machuque a pele com a ansiedade e falta de jeito ao fazer o procedimento.

Tem mais! Confira em breve a parte 3 desta trilogia sobre uso do tampão ocular infantil. No próximo post você vai ver algumas dicas incríveis para estabelecer uma rotina de uso do tampão e melhorar a adesão da criança ao tratamento.

Una-se a nós, por um novo olhar sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

Faça como milhares de pais e profissionais que já recebem grátis
nossas publicações. cuidE da visão na infância e compartilhE O que aprende !

 | Nossos emails são esporádicos e não lotam sua caixa de mensagens. |



Compartilhe e ajude-nos a cuidar da visão na infância!